sábado, 15 de febrero de 2014

Discurso do Papa Francisco aos representantes do Caminho Neocatecumenal.



DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
AOS REPRESENTANTES DO CAMINHO NEOCATECUMENAL
Sala Paulo VI
Sábado, 1º de Fevereiro de 2014

Amados irmãos e irmãs! 

Agradeço ao Senhor a alegria da vossa fé e o fervor do vosso testemunho cristão, graças a Deus! A todos saúdo cordialmente, começando pela Équipe responsável internacional do Caminho Neocatecumenal, juntamente com os sacerdotes, os seminaristas e os catequistas. Dirijo uma saudação cheia de afecto às crianças, presentes em grande número. O meu pensamento dirige-se de modo especial às famílias, que irão a diversas partes do mundo para anunciar e testemunhar o Evangelho. A Igreja está-vos grata pela vossa generosidade! Agradeço-vos quanto fazeis na Igreja e no mundo. 
E precisamente em nome da Igreja, nossa Mãe — a nossa Santa Mãe Igreja, hierárquica como gostava de dizer Santo Inácio de Loyola — em nome da Igreja gostaria de vos propor algumas recomendações simples. A primeira é ter o máximo cuidado por construir e preservar a comunhão no âmbito das Igrejas particulares nas quais ireis trabalhar. O Caminho tem um carisma próprio, uma sua dinâmica, um dom que como todos os dons do Espírito tem uma profunda dimensão eclesial; isto significa pôr-se à escuta da vida das Igrejas às quais os vossos responsáveis vos enviam, para valorizar as riquezas, sofrer pelas debilidades se for necessário, e caminhar juntos, como una única grei, sob a guia dos Pastores das Igrejas locais. A comunhão é essencial: por vezes pode ser melhor renunciar a viver em todos os pormenores aquilo que o vosso itinerário exigiria, para garantir a unidade entre os irmãos que formam a única comunidade eclesial, da qual vos deveis sentir sempre parte
Outra indicação: onde quer que fordes, far-vos-á bem pensar que o Espírito de Deus chega sempre antes de nós. Isto é importante: o Senhor precede-nos sempre! Pensai em Filipe, quando o Senhor o convida para aquele caminho no qual encontra um administrador sentado no seu carro (cf. Act 8, 27-28). O Espírito chegou primeiro: ele lia o profeta Isaías e não compreendia, mas o coração ardia. Assim, quando Filipe se aproxima, ele está preparado para a catequese e para o Baptismo. O Espírito precede-nos sempre; Deus chega sempre antes de nós! Até nos lugares mais distantes, nas culturas mais diversas, Deus espalha em toda a parte as sementes do seu Verbo. Disto brota a necessidade de uma especial atenção ao contexto cultural no qual vós, famílias, ireis trabalhar: trata-se de um ambiente muitas vezes diferente daquele do qual provindes. Muitos de vós terão dificuldade em aprender a língua local, por vezes difícil, e este esforço é apreciável. Muito mais importante será o vosso compromisso por «aprender» as culturas que encontrardes, sabendo reconhecer a necessidade do Evangelho que está presente em toda a parte, mas também aquela acção que o Espírito Santo realizou na vida e na história de cada povo. 
E por fim, exorto-vos a ter solicitude com amor uns pelos outros, de modo particular pelos mais débeis. O Caminho Neocatecumenal, enquanto itinerário de descoberta do próprio Baptismo, é um caminho exigente, ao longo do qual um irmão ou uma irmã pode encontrar dificuldades imprevistas. Nestes casos a prática da paciência e da misericórdia por parte da comunidade é sinal de maturidade na fé. A liberdade de cada um não deve ser forçada, e deve-se respeitar também a eventual escolha de quem decidir procurar, fora do Caminho, outras formas de vida cristã que o ajudem a crescer na resposta à chamada do Senhor. 
Queridas famílias, estimados irmãos e irmãs, encorajo-vos a levar a toda a parte, também aos ambientes mais descristianizados, sobretudo às periferias existenciais, o Evangelho de Jesus Cristo. Evangelizar com amor, levar a todos o amor de Deus. Dizei a quantos encontrardes pelos caminhos da vossa missão que Deus ama o homem como ele é, também com os seus limites, erros e pecados. Por isso enviou o seu Filho, para que Ele assumisse sobre si os nossos pecados. Sede mensageiros e testemunhas da bondade infinita e da misericórdia inexaurível do Pai. 
Recomendo-vos à nossa Mãe, Maria, para que inspire e ampare sempre o vosso apostolado. Na escola desta terna Mãe sede missionários zelosos e jubilosos. Não percais a alegria, em frente!

Fonte: Site Oficial do Vaticano.



3 comentarios:

  1. Agradeço ao Senhor a alegria da vossa fé e o fervor do vosso testemunho cristão, graças a Deus! A todos saúdo cordialmente, começando pela Équipe responsável internacional do Caminho Neocatecumenal, juntamente com os sacerdotes, os seminaristas e os catequistas. Dirijo uma saudação cheia de afecto às crianças, presentes em grande número. O meu pensamento dirige-se de modo especial às famílias, que irão a diversas partes do mundo para anunciar e testemunhar o Evangelho. A Igreja está-vos grata pela vossa generosidade! Agradeço-vos quanto fazeis na Igreja e no mundo.

    ResponderEliminar
  2. Habéis oído que se dijo a los antiguos: "No matarás", y el que mate será procesado. Pero yo os digo: Todo el que esté peleado con su hermano será procesado. Y si uno llama a su hermano "imbécil", tendrá que comparecer ante el Sanedrín, y si lo llama "renegado", merece la condena del fuego. Por tanto, si cuando vas a poner tu ofrenda sobre el altar, te acuerdas allí mismo de que tu hermano tiene quejas contra ti, deja allí tu ofrenda ante el altar y vete primero a reconciliarte con tu hermano, y entonces vuelve a presentar tu ofrenda. Con el que te pone pleito, procura arreglarte en seguida, mientras vais todavía de camino, no sea que te entregue al juez, y el juez al alguacil, y te metan en la cárcel. Te aseguro que no saldrás de allí hasta que hayas pagado el último cuarto.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. El quid está en 'tu hermano tiene quejas contra ti', porque el cnc reúne gran cantidad de quejas en contra.

      Yo me tomaría en serio la profecía: "no sea que te entregue al juez, y el juez al alguacil, y te metan en la cárcel. Te aseguro que no saldrás de allí hasta que hayas pagado el último cuarto".

      Eliminar

Artículos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir CruxSancta por Email